quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Atividade II Módulo 3

No dia a dia da sala de aula freqüentemente questionamos os alunos sobre os mais variados assuntos e temas, fazemos perguntas que chamem a atenção dos mais distraídos e que apelem para suas memórias, pois buscar sentido e dar explicações
é uma característica inerente ao ser humano.
Para o aluno um novo conteúdo pode parecer assustador, são novas ideias , palavras e conceitos que os outros parecem entender facilmente ou já conhecer
Os professores podem ajudar seus alunos na transição do desconhecido explorando o conhecimento prévio do aluno, dando um impulso ao aprendizado do aluno, vinculando o que esta sendo ensinado ao que o aluno sabe.
Para isso o professor pode utilizar perguntas que apelam para a memória do aluno
ou que chamem a atenção dos mais distraídos, usar o conhecimento prévio do aluno é a melhor maneira de envolve lo no conteúdo.
Um exemplo de atividades que ativam o conhecimento prévio do aluno são atividades que requerem raciocino , pois estimulam o aluno a pensar e questionar.
A medida que o mundo muda os alunos precisam entender e aprender a apreciar experiências e contribuições de pessoas com históricos diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário